Os streamings estão cada vez mais consolidados nas casas dos brasileiros, apesar da TV aberta ser a principal audiência do país. Em 2024, as plataformas conseguiram alcançar uma marca interessante e bateu 20,1% da audiência nacional, de acordo com os dados publicados pela Folha de S.Paulo, na última segunda-feira (27/01).
Mas, o que mais chama a atenção na lista de quais streamings são os mais vistos, não é a Netflix ou o Globoplay, mas sim o Youtube. Segundo o Kantar Ibope, o YouTube domina o segmento com 12,6% de participação, deixando a Netflix para trás com uma boa diferença, tendo apenas 4,6% da audiência do país. Em terceiro lugar vem o Globoplay, com 1,1% de audiência.
Mais detalhes do crescimento dos streamings de audiência
No levantamento publicado pela Folha e feito pela Tunad, uma das justificativas dos streamings estarem em uma crescente é reflexo do volume de investimentos em publicidade, que desembolsaram cerca de R$ 2 bilhões para divulgação em televisão aberta ao longo de 2024.
Quem mais investiu nesse marketing foi o Globoplay, que aplicou cerca de R$ 1 bilhão em campanhas, principalmente em sua emissora parceira, a TV Globo. Enquanto o segundo lugar ficou com o Disney+, que investiu 322 milhões, concentrando recursos em períodos estratégicos como março e dezembro. Em terceiro vem a Max, que destinou R$ 274 milhões para publicidade. Apesar dos esforços dos streamings, a televisão tradicional segue sendo dominante no panorama geral. Os canais abertos e por assinatura ainda detêm 79,9% da audiência total, sendo que apenas a TV aberta representa 71,1% desse percentual.