A Petrobras pode ter uma nova fonte de petróleo para explorar no Brasil. Segundo estimativas de um documento do Ministério de Minas e Energia, que foi encaminhado para a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, existe a possibilidade de serem extraídos 10 bilhões de barris de petróleo da bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira. É um número bem próximo aos 12 bilhões de barris que podem ser retirados do pré-sal.
De acordo com a CNN Brasil, um trecho do documento afirma que a exploração dessas reservas da Margem Equatorial podem “resultar em 10 bilhões de barris de petróleo recuperáveis, em similaridade com as descobertas da Guiana e Suriname”.
Petrobras e governo devem investir bilhões para explorar região
Obviamente, para que o Brasil conseguisse explorar esse petróleo na Margem Equatorial, seria necessário um investimento bilionário. O texto do Ministério de Minas e Energia afirma que há “estimativa de investimentos futuros na ordem de US$ 56 bilhões e arrecadação estatal na ordem de US$ 200 bilhões, com geração de centenas de milhares de empregos”.
Procurado pela CNN Brasil, o consultor Adriano Pires estima que a região deve conter pelo menos metade do pré-sal (isso em uma estimativa conservadora). Porém, mesmo que petróleo seja encontrado na Foz do Amazonas, ele só deve começar a ser comercializado a partir de 2029.
O consultor explica que nem todos os barris de petróleo encontrados na Margem seria comercialmente viáveis, algo estimado até por causa da experiência de outros países, como os nossos vizinhos Guiana e Suriname.
