Uma das principais operadoras de telefonia móvel dos Estados Unidos, a T-Mobile, anunciou um projeto com a Starlink, empresa de satélites do grupo Elon Musk. Esse projeto pretende mudar a forma como nossos celulares se conectam à internet. A ideia é permitir que celulares acessem a internet através de satélites do Starlink, sem a necessidade de equipamentos adicionais, como antenas.
“A T-Mobile Starlink é a primeira e única rede móvel espacial nos EUA que se conecta automaticamente ao seu telefone, permitindo que o usuário se mantenha conectado mesmo onde não há rede celular. É uma grande conquista técnica e um divisor de águas para todos os usuários de telefonia móvel”, declarou Mike Sievert, Presidente e CEO da T-Mobile, no anúncio oficial.
A ideia é que, inicialmente, os usuários possam mandar mensagens de texto acessando a internet através dos satélites da Starlink. Posteriormente, a ideia é expandir a tecnologia para gravações de áudio e envios de imagens em áreas consideradas “zonas mortas”, que não são cobertas pelo sinal de celular tradicional.
Quando a tecnologia para acessar internet por satélites será lançada?
Anunciado em fevereiro, o “T-Mobile Starlink” está atualmente em fase beta. Clientes das operadoras Verizon e da TA&T também podem se registrar até julho e testaram gratuitamente a nova tecnologia. O serviço será lançado oficialmente em julho. De acordo com a CNN Brasil, ele estará disponível por US$ 20 – cerca de R$ 113,12 – mensais por linha.
Apenas 11 aparelhos serão compatíveis com essa tecnologia, segundo o Outros Lances!, confira a lista:
- Apple: iPhone 14, iPhone 15, iPhone 16;
- Google: Pixel 9;
- Motorola: Razr (2024), Razr Plus (2024), Moto Edge, Moto G Power 5G (2024);
- Samsung: Galaxy A14 até A54, Galaxy S21 até S25, Galaxy Z Flip 3 até Z Flip 6.