CPF na nota? Você já ouviu essa pergunta de um vendedor ou leu em algum site e ficou sem saber o que isso queria dizer? Calma que nós vamos te explica. Segundo o blog do Itaú, o CPF na nota é um tipo de programa de benefícios criado por governos estaduais de forma a incentivar o consumidor a pedir sua nota fiscal.
Se o consumidor pede que o vendedor coloque o CPF na nota, ele acaba “obrigando” o estabelecimento a emitir a nota fiscal da compra, combatendo a sonegação fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Benefícios de pedir CPF na nota
Para incentivar o consumidor a pedir o CPF, programas estaduais oferecem benefícios. Alguns estados devolvem parte dos impostos pagos pelos consumidores nas compras com CPF na nota em forma de benefícios. A cada compra com CPF, você acumula pontos que podem ter trocados por descontos no IPTU ou no IPVA.
Outros programas também realizam sorteios de prêmios em dinheiro. A Nota Fiscal Paulista, por exemplo, faz vários sorteios por mês, um deles de R$ 1 milhão. Outros estados adotam programas de cashback. A cada CPF na nota, você acumula dinheiro e, em certos momentos, pode pedir o resgate diretamente na sua conta.
Tem alguma desvantagem?
Apesar das leis que protegem seus dados pessoais, algumas empresas podem não seguir a regulação, utilizando seu CPF de forma indevida, principalmente para fins de marketing. Mas não se preocupe, o risco de fraude é baixa.
Quais estados brasileiros têm programas de CPF na nota?
- São Paulo: Nota Fiscal Paulista (NFP);
- Rio de Janeiro: Nota Carioca;
- Rio Grande do Sul: Nota Fiscal Gaúcha (NFG);
- Paraná: Nota Paraná;
- Santa Catarina: Programa Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e);
- Bahia: Nota Fiscal Bahia;
- Sergipe: Nota Fiscal Sergipe;
- Alagoas: Nota Fiscal Alagoana;
- Distrito Federal: Nota Legal;
- Goiás: Nota Fiscal Goiana;
- Mato Grosso do Sul: Nota Premiada MS;
- Minas Gerais: Programa de Incentivo à Cidadania Fiscal;
- Maranhão: Nota Legal;
- Amazonas: Nota Fiscal Amazonense;
- Ceará: Sua Nota Tem Valor;
- Rio Grande do Norte: Nota Potiguar;
- Rondônia: Nota Legal.




