A LATAM contou com convidados mais do que especiais em quatro voos recentes: duas aves silvestres que foram recentemente resgatadas na região Nordeste. Os passageiros foram um tiriba-de-orelha-branca (Pyrrhura leucotis) e um periquito-de-cara-suja (Pyrrhura griseipectus).
O tiriba-de-orelha-branca foi resgatado em Uruçuca, no Sul da Bahia, pela equipe de Meio Ambiente da BAMIN, responsável por projetos de mineração e logística na Bahia. Já o periquito-de-cara-suja foi resgatado em Maciço do Baturité, no Ceará, e acolhido pelo CETAS IBAMA. Em ambos os casos, as operações conta com o apoio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Por meio do programa Avião Solidário, essas aves foram transportadas gratuitamente para o Parque das Aves, lá em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde vão ser recebidas em programas de conservação. Com esse transporte aéreo, a viagem durou poucas horas de voo. Em comparação, por via terrestre, a viagem duraria até quatro dias.

Programa Avião Solidário da LATAM?
O programa, que já existe há 13 anos, transportou gratuitamente mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais pelo Brasil. Durante a pandemia da Covid-19, o programa ajudou a distribuir 282 milhões de vacinas em todos os estados.
No ano passado, o Avião Solidário prestou apoio às vítimas de enchentes do Rio Grande do Sul, transportando mais de 200 toneladas de doações e 130 voluntários entre médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros.
Mantendo parcerias com instituições como os Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, SOS Mata Atlântica, AZAB, Alto Arapiuns e ASBRAD, o programa faz parte do pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do Grupo LATAM.