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Pedágio sem cancelas começa a operar no Brasil e você será cobrado somente depois da viagem

Por Alan da Silva
23/12/2025
Em Geral
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Foto: Divulgação/CNT

Foto: Divulgação/CNT

Os motoristas de São Paulo enfrentam uma nova realidade nas rodovias. O sistema de pedágio eletrônico conhecido como free flow começou a operar em trechos específicos do interior e litoral, como Mogi das Cruzes e Arujá.

Implementado pelas concessionárias, esse modelo elimina praças físicas de pedágio, agilizando o tráfego e reduzindo filas. Essa mudança visa aprimorar a fluidez e oferecer conveniência aos usuários.

A mudança é resultado de consideráveis investimentos pelas concessionárias responsáveis por rodovias no estado. Motoristas agora passam por pórticos eletrônicos sem parar, com cobranças automáticas proporcionais ao trecho percorrido.

Além disso, o free flow oferece descontos especiais que podem chegar a 20% para usuários frequentes, desde a 21ª passagem mensal.

Como funciona o sistema free flow

O sistema free flow utiliza câmeras e sensores para identificar veículos, sem exigir que reduzam a velocidade. Em cidades como Bertioga e Santos, tarifas de R$ 6,95 e R$ 5,80 são aplicadas, respectivamente, ajustando-se conforme a distância percorrida.

Essa tecnologia, em operação em Mogi das Cruzes e Arujá, promete maior fluidez e economia para os motoristas.

A proposta é reduzir o impacto ambiental. A ausência de paradas diminui o consumo de combustível e emissões de poluentes, contribuindo para uma maior sustentabilidade.

Além disso, motociclistas e moradores de áreas específicas, como Mogi das Cruzes e bairros de Santos, recebem isenções, tornando o trânsito local mais acessível.

Embora a implementação tenha sido bem-sucedida, ainda há desafios regulatórios a enfrentar. A tendência é que o sistema de pedágio eletrônico expanda-se para outras regiões, com a expectativa de que ajustes legais facilitem a adoção por mais concessionárias. 

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

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