Quando você lê “contrabando” e “urso” na mesma frase, provavelmente imaginaria um comércio ilegal de peles ou até de algo mais exótico como dentes, mas bile provavelmente não entraria na sua lista, não é mesmo? Mas é isso mesmo que você leu.
No Vietnã, o contrabando de bile de urso, extraída da vesícula biliar de ursos-negros (Ursus americanus) e ursos malaios (Helarctos malayanus), ainda é bastante comum. A substância é utilizada há séculos pela medicina tradicional asiática. “Segundo a concepção popular, acredita-se que a substância possa fazer bem para problemas no fígado, por exemplo, além de ter outros benefícios”, explica a Revista Galileu.
Mas esse não é o único uso da bile de urso no Vietnã. Recentemente, pesquisadores da San Diego Zoo Wildlife Alliance publicaram um estudo na People and Nature explorando os fatores que levam ao uso da substância no país asiático.
Bile de urso é tradição social no Vietnã
Apesar de existirem substâncias de origem sintética ou vegetal que substituem a bile de urso, ainda existe uma demanda pela substância. “Nossa pesquisa descobriu que a bile de urso é frequentemente usada em círculos sociais familiares, muitas vezes como um símbolo de gratidão, um remédio para doenças ou até mesmo como parte do hábito de beber, especialmente forte entre os homens”, explica a principal autora, Elizabeth Oneita Davis, em comunicado.
“Em vez de tentar mudar as normas sociais de uma comunidade inteira, podemos ter mais sucesso trabalhando com indivíduos respeitados que têm o poder de influenciar seus pares”, destaca a pesquisadora. “No Vietnã, indivíduos mais velhos podem ser alvos particularmente interessantes de se influenciar.”