Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Prazo máximo para aposentados recuperarem dinheiro desviado termina em julho

Por Pedro Silvini
16/07/2025
Em Geral
0
Fila de Aposentados

(Reprodução/Marcelo Carnaval/Agência Brasil)

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que sofreram descontos indevidos por entidades associativas têm até a próxima segunda-feira, 21 de julho, para aderir ao acordo de ressarcimento firmado pelo governo federal. Quem formalizar a adesão dentro do prazo receberá os valores de volta já na semana do dia 24, diretamente na conta onde recebe seu benefício.

A devolução abrange valores descontados entre março de 2020 e março de 2025, e poderá ser feita sem recorrer à Justiça, por meio de um procedimento simples e gratuito. A adesão pode ser realizada pelo aplicativo ou site Meu INSS ou presencialmente em uma agência dos Correios. Não é necessário apresentar documentos.

O acordo é destinado a beneficiários que já registraram contestação formal dos descontos indevidos e não receberam resposta da entidade responsável após 15 dias úteis. Até o momento, o INSS recebeu cerca de 3,8 milhões de contestações, sendo que 3 milhões ainda estão sem resposta, o que torna esses segurados aptos a receber o reembolso.

Segundo o Ministério da Previdência Social, os pagamentos serão feitos por ordem de adesão. A partir do dia 24 de julho, o INSS começará a liberar lotes diários de pagamento, com expectativa de contemplar milhares de aposentados e pensionistas ainda na última semana do mês.

Acordo evita judicialização e garante devolução administrativa

O acordo foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e resulta de um esforço conjunto entre o Ministério da Previdência, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da OAB. A medida visa acelerar o ressarcimento dos valores e reparar os danos sofridos pelos segurados de forma simples e ágil.

Quem ainda não contestou os descontos, pode fazê-lo até 14 de novembro, prazo que pode ser prorrogado. Nesse caso, a adesão ao acordo dependerá da ausência de resposta das entidades após o prazo de análise.

Para aderir, o segurado deve acessar o Meu INSS, entrar na aba “Consultar Pedidos”, clicar em “Cumprir Exigência”, marcar “Sim” no campo “Aceito Receber” e confirmar. Nas agências dos Correios, o processo também pode ser feito presencialmente e sem custo.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
hiv

Lenacapavir, novo remédio para HIV, já está no SUS?

Confira!

Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Disney se une ao Google em negociação histórica; veja os detalhes

17/11/2025
aeroporto do galeão

Aeroporto do Galeão enfrentará superlotação no dia 26/11; entenda o motivo

17/11/2025
praia dos ingleses

Uma das praias mais famosas do Brasil está sendo totalmente reformada para o verão

17/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix