Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quem faz faculdade EAD terá curso anulado após determinação do Governo? Confirmado!

Por Pedro Silvini
20/05/2025
Em Geral
0
Curso EAD

(Reprodução/IStock)

A nova regulamentação do ensino a distância (EaD), anunciada pelo Governo Federal, não anula cursos em andamento. Segundo o Ministério da Educação (MEC), alunos atualmente matriculados em cursos EaD poderão concluir a formação no modelo original, sem prejuízos ou alterações até a formatura. A informação vem como resposta à apreensão gerada após a publicação do Decreto nº 12.456/2025, que estabelece novas regras para o setor.

A medida faz parte da Nova Política de Educação a Distância, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 19 de maio. O decreto tem como objetivo garantir mais qualidade à oferta de cursos a distância, hoje responsável por mais de 77% das vagas de graduação no país, segundo o último Censo da Educação Superior.

Reunião para assinar o novo decreto (Reprodução/Ricardo Stuckert/PR)

Uma das principais mudanças é a proibição da modalidade 100% EAD para diversos cursos, especialmente os que exigem atividades práticas. A partir de agora, cinco cursos só poderão ser ofertados presencialmente: Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Outros cursos da área da saúde e licenciaturas também deixam de ser ofertados totalmente a distância e passam a ser permitidos apenas nos formatos presencial ou semipresencial.

As instituições terão até dois anos para se adaptar às novas exigências. Durante esse período de transição, nenhum estudante matriculado será prejudicado. O decreto especifica que os cursos seguirão válidos conforme o modelo em vigor no momento da matrícula.

Três novos formatos para o ensino superior

Com o novo marco regulatório, o MEC definiu três modalidades de oferta para o ensino superior:

  • Presencial: com carga majoritária de aulas físicas e até 30% do conteúdo em EaD.
  • Semipresencial: com pelo menos 30% da carga horária presencial (como estágios e laboratórios) e ao menos 20% de aulas online ao vivo ou presenciais.
  • EaD reformulado: continuará existindo, mas agora com no mínimo 20% de atividades presenciais ou síncronas (ao vivo), além de avaliações presenciais obrigatórias em cada disciplina.

A nova política também reduz a permissão de conteúdo gravado nos cursos presenciais — o limite caiu de 40% para 30% — e institui uma avaliação presencial obrigatória por unidade curricular em todos os formatos.

Regulação mais rígida para garantir qualidade

A decisão de reformular o EaD foi motivada por dados preocupantes sobre a qualidade. Em 2023, dos 692 cursos EAD avaliados pelo MEC, apenas seis obtiveram nota máxima. Além disso, o crescimento acelerado da modalidade, com mais de 10 vezes de expansão em uma década, acendeu um alerta nas autoridades educacionais.

O novo decreto também introduz exigências mais rígidas para polos de apoio presencial, como infraestrutura adequada, laboratórios físicos e mediadores pedagógicos com formação compatível com o curso. O objetivo é garantir que a experiência do estudante, mesmo a distância, seja completa e qualificada.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
imposto de renda

Alerta: Você pode ter sido enganado caso tenha feito a declaração pré-preenchida do IR

Confira!

Traça-de-roupa em casulo (Imagem: Instituto Biológico, Foto: F.J. Zorzenon e J. Justi Junior)

O que significa ter traças por toda a sua casa, segundo especialistas

09/11/2025
Imagem ilustrativa: freepik

Bebida nostálgica que marcou o século passado ainda pode ser encontrada nos supermercados

09/11/2025
Foto: Divulgação/Gov.br

Aposentados que não atualizarem scanner facial até 20/11 podem perder o salário deste mês

09/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix