Por ser uma modalidade relativamente nova, o Saque-Aniversário, que permite que trabalhadores tenham acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de forma mais rápida do que nos moldes tradicionais, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre esse benefício. De acordo com as regras atuais, é possível sacar o FGTS quando for se aposentar, permitindo que tenha acesso total aos valores restantes da conta, independentemente da modalidade de saque escolhida.
Isso porque, ao se aposentar, o trabalhador tem direito a sacar todo o saldo disponível em suas contas do FGTS, incluindo as contas de empregos anteriores. Lembrando que, o Saque-Aniversário disponibiliza somente uma porcentagem do saldo, variando entre 5% a 50%, sendo calculado com base no saldo total das contas do trabalhador. Em casos como do aposentado continuar trabalhando na mesma empresa, poderá sacar mensalmente os depósitos do FGTS realizados pelo empregador.
Como solicitar o saque do FGTS depois da aposentadoria?
Após a aposentadoria ser aprovada, o contribuinte precisa apresentar os documentos que comprovem essa mudança, podendo utilizar a carta de concessão do benefício ou o extrato do INSS. Em seguida, o saque poderá ser solicitado pelo aplicativo FGTS, pelo site da Caixa Econômica Federal ou em uma agência da Caixa.
O saque do FGTS por aposentadoria é integral, ou seja, você pode sacar todo o saldo disponível em suas contas e aplicá-lo em outra para movimentar da maneira como entender.
Quem pode sacar o FGTS na aposentadoria?
- Aposentados por idade
- Aposentados por tempo de contribuição
- Aposentados por invalidez
- Aposentados especiais
- Aposentados que continuam trabalhando
- Aposentados que decidiram parar de trabalhar