Ter o “nome limpo” não é mais garantia de acesso facilitado ao crédito. Muitos brasileiros têm descoberto que contas antigas não encerradas, dívidas já quitadas mas ainda registradas e até limites pré-aprovados nunca usados podem estar reduzindo seus limites ou provocando recusas em bancos e fintechs.
A razão está no Registrato, serviço gratuito do Banco Central (BC) que reúne relatórios oficiais sobre o relacionamento de cada cidadão com o sistema financeiro. Embora não atribua nota de crédito, o Registrato fornece às instituições um retrato detalhado de financiamentos, empréstimos, contas ativas e encerradas, chaves Pix e até cheques sem fundos.
O Registrato pode ser acessado com login gov.br e oferece cinco relatórios principais:
- SCR – Empréstimos e financiamentos (com valores e limites pré-aprovados)
- CCS – Contas e relacionamentos bancários
- DICT/Pix – Todas as chaves registradas no CPF
- CCF – Cheques sem fundos
- Câmbio – Operações internacionais realizadas
Segundo o BC, o relatório mais consultado nos últimos anos foi o de empréstimos e financiamentos, com mais de 40 milhões de emissões. Ao todo, já foram gerados 90 milhões de relatórios desde a criação do serviço, em 2014.
Impacto no crédito atual
Mesmo sem negativação em birôs como Serasa ou SPC, informações do Registrato podem pesar contra o consumidor. Isso acontece porque:
- Contas antigas não encerradas podem gerar tarifas e microdébitos;
- Limites pré-aprovados aparecem como compromissos potenciais, reduzindo o espaço para novos créditos;
- Registros de cheques antigos permanecem visíveis;
- Muitos relacionamentos bancários podem indicar risco de endividamento.
Na prática, isso significa que um financiamento quitado, mas não baixado corretamente, pode estar “travando” a aprovação de um novo empréstimo ou reduzindo o limite de um cartão de crédito.
Como se proteger
Especialistas recomendam que os clientes consultem regularmente o Registrato para:
- Encerrar contas que não utilizam mais;
- Solicitar baixa de financiamentos quitados;
- Revisar chaves Pix cadastradas;
- Monitorar registros de cheques e empréstimos.
“O Registrato antecipa o que o banco já está vendo nos bastidores. Por isso, é essencial manter seus dados atualizados para não ter surpresas no crédito”, reforça comunicado do Banco Central.