A Receita Federal vai doar cerca de R$ 11 milhões em mercadorias apreendidas para várias entidades mineiras e para órgãos públicos parceiros. Os produtos, que somam 39 toneladas, incluem celulares, notebooks, equipamentos médicos, entre outros aparelhos eletrônicos.
A Receita apreendeu esses produtos durante uma operação da Alfândega no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em maio do ano passado. Os produtos foram apreendidos porque não realizaram o procedimento de importação regular para entrar no país. Além desses produtos, a operação também apreendeu 200 kg de haxixe, que estavam ocultos em caixas metálicas (que obviamente não será doado).
O evento de doação acontece nesta terça-feira (5), na sede da Delegacia da Alfândega da capital mineira, e trata-se de mais uma iniciativa no âmbito do Programa Receita Cidadã. De acordo com a Receita, esse programa tem o objetivo de “promover a destinação sustentável e a transformação social”. Entre 2020 e 2024, a Receita Federal fez mais de quatro mil doações de mercadorias apreendidas para apoiar projetos de Organizações da Sociedade Civil.
Confira as entidades que vão receber as doações da Receita Federal:
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Belo Horizonte;
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Itabira;
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Tiradentes;
- Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR;
- Exército Brasileiro – Comando da 4ª Região Militar;
- Marinha do Brasil – Capitania Fluvial de Minas Gerais;
- Parque de Material Aeronáutico – PAMA;
- Polícia Federal – PF;
- Polícia Rodoviária Federal – PRF;
- Polícia Militar do Estado de Minas Gerais – PMMG;
- Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região – Minas Gerais.