Na última quinta-feira (27), o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – HECI – anunciou em uma solenidade o lançamento de mais 150 cirurgias robóticas oncológicas para pacientes do SUS – o Sistema Único de Saúde.
Desde que a tecnologia foi implementada, o HECI já realizou 50 cirurgias do tipo, as primeiras em fevereiro do ano passado. Segundo o site do próprio Hospital as cirurgias foram do aparelho digestivo; bariátricas; coloproctológicas; ginecológicas; urológicas e de endometriose.
O superintendente do HECI, Wagner Medeiros Junior, destaca que o Hospital vem cumprindo um papel histórico em relação à tecnologia, realizando, há anos, “um trabalho de protagonismo na busca do desenvolvimento da saúde no segmento hospitalar.”
“Os procedimentos, realizados com uma precisão incrível, fazem uma enorme diferença na recuperação, com menor sangramento, menor dor no pós-operatório e alta hospitalar precoce”, destaca o cirurgião coordenador da robótica, Dr. Tiago Cypriano Dutra, em nota do Hospital Evangélico. Mas a operação ainda conta com um atendimento humanizado, já que a equipe médica e da enfermagem continuam presentes.
O aparelho usado nas cirurgias é o Robô Versius, sistema robótico criado pela empresa inglesa CMR Surgical. “É um sistema compacto, portátil e modular que pode ser movido para diferentes salas cirúrgicas. Possui braços articulados e pinças ultrafinas que simulam com precisão os movimentos do pulso humano, permitindo cirurgias minimamente invasivas”, explica o site do Hospital.
Lembrando que o robô não realiza a cirurgia sozinho. Não estamos falando de uma inteligência artificial. É o cirurgião quem controla todos os equipamentos, como se o aparelho fosse um “joystick”. Além disso, o aparelho é mais usado para cirurgias menos invasivos.
Essa tecnologia está presente em mais de 20 países ao redor do mundo.
			
                


