Apesar do Brasil ter uma população religiosa, diante da sua formação desde a colonização com o catolicismo, com o passar dos anos, as pessoas começaram a ter mais liberdade de pensamento, permitindo que tivessem escolhas como de não seguir nenhuma demonstração de fé. O Censo Demográfico de 2022 divulgou um mapa interessante sobre as distribuições das religiões pelo país e incluiu os ateus, revelando qual cidade tem menos apreciação por crenças.
Localizada no Rio Grande do Sul, a cidade de Chuí se destacou por ter a maior proporção de pessoas sem religião no Brasil. De acordo com o Censo, 37,8% da população não segue nenhuma religião, calculando pessoas com 10 anos ou mais de idade. Essa cidade fica no extremo sul do país e é conhecida pela expressão “do Oiapoque ao Chuí”, quando citamos a extensão territorial ao limite do país de ponta a ponta.
Outras curiosidades sobre Chuí, no RS
Por ser fronteira com o Uruguai, é comum ter esse encontro de nacionalidades, tanto que cerca de 6.800 moradores do município brasileiro são de origem uruguaia. No entanto, a cidade também atraiu árabes palestinos, tornando-se um local aberto para a imigração, desde que ocorreu o êxodo forçado de cerca de 750 mil palestinos durante a criação do Estado de Israel e a Guerra Árabe-Israelense, em 1948. Os conflitos seguem ocorrendo na região e essa pequena cidade no sul do Brasil, se tornou uma rota de abrigo.
Com isso, Chuí ficou famosa por sua diversidade e ser uma das cidades mais internacionais do país, tendo 40% dos habitantes com nacionalidades de fora do Brasil. De acordo com o Censo de 2010, isso fez com que o município tivesse uma proporção de estrangeiros em relação à população total no país.