Ainda não estamos em ano eleições presidenciais, mas em 2026, a população brasileira irá novamente às urnas para elegerem um novo presidente ao país. De acordo com as últimas pesquisas, um eventual 2º turno daria empate entre o atual presidente Lula com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, isso é algo hipotético até o momento, pois o ex-mandatário está inelegível.
A pesquisa foi feita pela Genial/Quaest, sendo divulgada no dia 3 de abril, servindo para mostrar como segue em alta a polarização no cenário político nacional. Vale ressaltar que, esse levantamento também apresenta 7 cenários, com Lula disputando as eleições com outros possíveis candidatos, como no caso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de MG, Romeu Zema (Novo), o governador de GO, Ronaldo Caiado (União), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e até a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Mais informações sobre as eleições presidenciais de 2026
Segundo a pesquisa, o presidente Lula venceria em qualquer outro cenário e somente teria empate com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível pela Justiça Eleitoral até 2030 e não pode se candidatar na próxima disputa presidencial. De acordo com os dados, o atual mandatário possui 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro, 40%. Outros 3% estão indecisos e 13% vão votar em branco, nulo ou não vão votar.
Para analisar esses cenários, a Genial Investimentos ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, tendo nível de confiança é de 95%.