Todo início de ano, o salário mínimo ganha um reajuste, levando em conta fatores como inflação e crescimento do PIB. Em 2025, o salário mínimo é de R$ 1.518,00, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior. E as projeções para 2026 são de que o salário mínimo atinja um valor recorde.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a política de valorização do governo Lula continua em vigor em 2026. Desde 2023, essa política estabeleceu que o aumento do salário mínimo ganha um acréscimo anual além da inflação.
“É importante lembrar, e o presidente Lula destacou hoje, durante a assinatura do Decreto, que em seu governo o salário-mínimo terá reajuste acima da inflação em todos os anos, ou seja, ganho real. Um compromisso com o processo de distribuição de renda, que é o papel do salário-mínimo”, declarou o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Ajuste do salário mínimo tem limite
Porém, o reajuste de 2026 terá que obedecer um teto criado por uma medida recente que foi aprovada pelo Congresso Nacional. De acordo com essa medida, o aumento anual só pode ser de até 2,5% acima da inflação até 2030. Mesmo com essa limitação, a expectativa é que o aumento ajude os brasileiros a não perderem o poder de compra, mesmo com o aumento dos preços.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59 milhões de brasileiros têm seus ganhos ligados ao salário mínimo. Além disso, ele também é usado como o piso para vários programas sociais, como o seguro-desemprego e o BPC – Benefício de Prestação Continuada.




