Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

São Paulo tem a 3ª maior inflação de alimentos; confira as duas capitais que ficaram na frente

Por Carolina Carvalho
29/01/2025
Em Geral
0
são paulo

Foto de Kaique Rocha

Um tema que preocupou os brasileiros no último ano foi o aumento no preço dos alimentos, principalmente das carnes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o grupo de alimentos e bebidas teve um aumento de preços de 7,69% ao longo de 2024. São Paulo foi a terceira capital com o maior aumento: uma taxa de 10,07%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE.

As capitais que ficaram na frente foram Campo Grande, do Mato Grosso do Sul, que teve um aumento de 11,3% e Goiânia, de Goiás, com 10,65%. A capital o menor aumento foi Porto Alegre, do Rio de Grande: 2,89%.

Segundo o Terra, essas três cidades têm em comum o hábito de consumir muita carne bovina, o que explica elas terem saído na frente na lista. A carne bovina foi um alimentos que mais aumentou de preço nos últimos meses. Na capital paulista, foi um aumento de 26,54%.

Por que os alimentos estão aumentando de preço?

Um dos fatores principais para o aumento do preço dos alimentos é a crise climática. “A gente teve uma forte estiagem, ondas de calor, seca em diversas regiões do país, o que intensificou os efeitos da entressafra, quando as pastagens ficaram ainda mais restritas”, explicou o analista do IBGE André Almeida para o Agência Brasil.

Ele completou que parte da inflação no preço das carnes também pode ser associada ao próprio ciclo da pecuária. Em certos períodos, existem menos animais para o abate, o que reduz a oferta e, consequentemente, aumenta os preços.

Outro fator que impactou a mesa dos brasileiros foi a alta do dólar e a desvalorização do real perante à moeda norte-americana. Com o aumento do dólar, os produtores preferem destinar mais da produção para a exportação, já que irão receber em dólar, o que diminui a oferta interna. Novamente: quando a oferta é menor, os preços sobem.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
vencedora quem quer ser um milionário

Como vencedora do "Quem Quer Ser um Milionário?" conseguiu quase duplicar o prêmio de R$ 1 milhão

Confira!

iPhone 17 Air: o celular ousado da Apple — veja tudo o que você precisa saber antes de comprar

08/09/2025
sonhar

Consumo de cafeína afeta a forma como você sonha?

08/09/2025
Carne frigorífico

Carne peculiar do Paraná ganha prêmio como um dos melhores pratos do Brasil

08/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix