Três dos canais de maior alcance entre o público jovem no Brasil desapareceram do YouTube na última semana. Taspio, João Caetano e Paty e Dedé, que juntos somavam mais de 30 milhões de inscritos, foram excluídos pela plataforma sob a justificativa de que seus conteúdos “violam as políticas de segurança infantil”.
Os perfis saíram do ar na noite de quarta-feira (20) e, no dia seguinte, o YouTube confirmou a decisão em nota enviada ao g1. A empresa afirmou que denúncias anônimas da comunidade de usuários motivaram a remoção. Os criadores ainda podem recorrer da decisão.
Quem são os influenciadores afetados
Felipe Sápio, conhecido como Taspio, morador de Londrina (PR), reunia 12 milhões de seguidores e produzia encenações com crianças e adolescentes em temas como relacionamentos. Em suas redes, chegou a publicar imagens ao lado de 13 jovens que integravam o grupo de gravações.

Já João Caetano, também de Londrina, possuía 17 milhões de seguidores e fazia vídeos de manobras de bicicleta, desafios e ostentação de carros de luxo. O casal Patrícia Caetano e André Campos, conhecidos como Paty e Dedé, acumulava 7 milhões de inscritos, com conteúdos de dança, esportes e encenações envolvendo crianças.
Polêmica e reação dos criadores
A remoção ocorre em meio a uma série de punições aplicadas pela plataforma após a repercussão de casos envolvendo a adultização de menores em conteúdos digitais, como os episódios recentes envolvendo Hytalo Santos e Felca.
Em nota, a defesa dos youtubers afirmou que não houve notificação prévia por parte do YouTube e classificou o procedimento como “em desacordo com a lei”. Os advogados destacaram que todas as produções “sempre priorizaram o melhor interesse das crianças e adolescentes”, com contratos formalizados pelos responsáveis legais e acompanhamento psicológico dos menores.
Os influenciadores prometem contestar a decisão e recorrer da exclusão. Enquanto o impasse não é resolvido, milhões de seguidores estão sem acesso aos vídeos que faziam parte da rotina de entretenimento no YouTube.




