Desde ontem (3), todo o estado de São Paulo está sob “alerta laranja” para temporais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta indica perigo e é válido até esta quinta-feira (4). Segundo o Inmet, as regiões norte, sul, leste e oeste do estado devem ser afetadas por fortes chuvas, com volumes entre 50 e 100 mm por dia, ventos intensos de até 100 km/h e possível queda de granizo.
Na capital São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura paulista explica que os ventos vindo do mar facilitam a entrada de umidade e formação de muitas nuvens, favorecendo pancadas isoladas de chuva durante a tarde.
De acordo com o Metrópoles, os temporais em SP podem causar alagamentos, quedas de árvores e estragos em plantações. Também existe risco de corte de energia elétrica. Caso as chuvas venham acompanhadas de rajadas de vento, o Inmet alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, não estacionem perto de torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desliguem aparelhos elétricos e o quadro de energia.
Se você sofrer algum incidente relacionado aos temporais, relate à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Temporais devem ganhar força no Sudeste e no Centro-Oeste
Segundo a CNN, os temporais atingindo essas duas regiões devem continuar com força até o fim de semana, com diversas regiões estando sob alerta de “tempo severo”, com possibilidade de chuvas intensas e persistentes. A área de maior risco é uma região entre o Espírito Santo e parte de Minas Gerais.



