O saque-aniversário surgiu como uma alternativa para que os trabalhadores tivessem acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), um dinheiro que só era liberado em casos especiais. Através dessa modalidade, no mês de aniversário do contribuinte ele tem direito de sacar anualmente parte do saldo, possibilitando um planejamento financeiro melhor em momento oportuno.
Lembrando que, as formas tradicionais do saque do FGTS ocorrem quando há demissão sem justa causa, rescisão de acordo, aposentadoria, doenças graves e aquisição de moradia própria. No entanto, talvez nem todos saibam que ao optar pela modalidade do saque-aniversário, o trabalhador renuncia ao direito de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa e só receberá 40% da multa rescisória. Por isso é preciso ter cuidado e ser cauteloso com o dinheiro, considerando as implicações financeiras e a segurança no emprego.
Confira abaixo o calendário do Saque-Aniversário do FGTS 2025
- Nascidos em Janeiro: 2 de janeiro a 31 de março
- Nascidos em Fevereiro: 3 de fevereiro a 30 de abril
- Nascidos em Março: 3 de março a 30 de maio
- Nascidos em Abril: 1º de abril a 30 de junho
- Nascidos em Maio: 2 de maio a 31 de julho
- Nascidos em Junho: 2 de junho a 29 de agosto
- Nascidos em Julho: 1º de julho a 30 de setembro
- Nascidos em Agosto: 1º de agosto a 31 de outubro
- Nascidos em Setembro: 1º de setembro a 28 de novembro
- Nascidos em Outubro: 1º de outubro a 30 de dezembro
- Nascidos em Novembro: 3 de novembro a 30 de janeiro de 2026
- Nascidos em Dezembro: 1º de dezembro a 27 de fevereiro de 2026
Como solicitar o Saque-Aniversário?
O trabalhador pode ter acesso ao saldo através do aplicativo FGTS, onde a opção de adesão está disponível, assim como nos sites da Caixa Econômica Federal, onde é possível realizar a adesão na área do FGTS. A terceira alternativa é ir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal.