Na última quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, medida que entra em vigor a partir do dia 1º de agosto. O Valor Investe consultou especialistas para entender como a medida deve afetar investidores no Brasil.
Como tarifas de Trump afetam mercado de investimentos
Segundo Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, analistas e agentes econômicos ainda especulam se as novas tarifas são para valer ou apenas mais uma estratégia de negociação. Porém, se elas forem a cabo, a nova estratégia deve aumentar a incerteza no cenário econômico.
Se as tarifas aumentarem, o dólar provavelmente vai aumentar e aumentar a taxa básica de juros, a Selic, deve voltar à mesa de discussão do Banco Central.
“De concreto, neste primeiro momento, o ambiente para investimentos no Brasil inspira ainda mais cautela com a bolsa porque pode afetar as expectativas de investidores para as exportadoras que, neste primeiro momento, tendem a desvalorizar”, explica matéria do Valor Investe.
Estrategistas consultados pelo InfoMoney destacam que a situação ainda pode gerar outros efeitos que merecem ser acompanhados de perto, como a repercussão da resposta brasileira ao anúncio, a possibilidade (ou não) de negociações e de um acordo com os EUA e a possível escalada para uma crise geopolítica.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que o governo brasileiro vai criar um grupo de trabalho para discutir como responder ao anúncio das tarifas de 50%, além de estudar novos mercados comerciais para os quais os produtos brasileiros podem ser transferidos. O presidente Lula já declarou que o país pode responder à tarifa com base na Lei da Reciprocidade Econômica, adotando medidas de retaliação contra os EUA.