Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Você não vai acreditar em quanto foi o aumento do café nos últimos 12 meses

Por Carolina Carvalho
12/02/2025
Em Geral
0
café

Imagem de freepik

2024 foi um difícil para os viciados naquele cafezinho matinal. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na última terça (11), o preço do café teve um alta de 50,3% nos últimos 12 meses.

E o preço não para de subir. Em relação a dezembro de 2024, o café já ficou 8,56% mais caro, mesmo com a inflação de alimentos tendo uma leve desacelerada entre dezembro e janeiro (1,18% para 0,96%). Em janeiro, o preço médio do café torrado e moído no vareja foi de R$ 56,07 por kg.

E ainda piora. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a tendência é que o preço do grão suba mais 25% nos próximos dois meses. O presidente da Abic, Pavel Cardoso, explicou ao g1 que a indústria ainda não repassou ao consumidor o custo da compra do café. De 2023 para 2024, esse custo aumentou 116,7%.

Por que o café está ficando tão caro?

Segundo matéria do g1, alguns fatores prejudicaram a produção do grão e, consequentemente, deixaram ele mais caro para o consumidor.

Um dos principais é a crise climática. No ano passado, o calor elevado e os longos períodos sem chuva diminuíram as safras. Aliás, geadas e ondas de calor já vem prejudicando a produção de café nos últimos quatro anos.

“Os produtores estão até ‘esqueletando’ as lavouras, fazendo podas drásticas. Ele conclui que não vale a pena colher 10 sacas; não compensa. Então, ele anula essa produção do ano que vem e não tem o gasto com colheita”, explicou Cesar Castro Alves, gerente da Consultoria Agro no Itaú BBA. A prática de “esqueletar” as lavouras ajuda a planta a se recuperar para uma safra melhor no próximo ano.

Outro fator é uma crise de produção no Vietnã. O país é o maior produtor mundial do café robusta, mas tem enfrentado problemas por causa do clima. Com isso, o Brasil passou a exportar mais, o que fez o preço do grão tipo arábica disparar. O arábica é a variedade mais produzida aqui no Brasil.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post

Preço do café ainda pode aumentar mais?

Confira!

Imagem ilustrativa: Pixabay

Peixe africano está se proliferando no litoral brasileiro e espécies nativas entram em risco

25/10/2025
politico china

China descobre “calcanhar de Aquiles” de Trump e deixa o planeta em alerta

25/10/2025
diu

Ex-BBB é internada por causa de DIU, entenda o caso

25/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix