O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais usados pelos brasileiros, mas muita gente acaba se empolgando com o método (e com a possibilidade de parcelar em muitas vezes) e acaba gastando o que tem e o que não tem. E é nessa brincadeira que você acabar atraindo os olhos da Receita Federal.
Uso do cartão pode chamar a atenção da Receita Federal
O uso frequente do cartão de crédito com faturas altas pode chamar a atenção do fisco se os seus gastos não forem compatíveis com a renda que você declarou. Afinal, se a sua renda mensal é de, por exemplo, R$ 3 mil, como a sua fatura está sempre acima dos R$ 10 mil?
Gastar mais do que você ganha no cartão não é ilegal por si só – por mais que não seja uma decisão financeira muito inteligente… -, mas nesses casos em que a conta do que você declarou e do que você gasta não fecha, a Receita Federal pode te chamar para prestar alguns esclarecimentos sim.
De acordo com o Portal 6, alguns erros comuns no uso do cartão e na declaração da sua renda que chamam a atenção do Fisco são:
- Não declarar fontes de renda extra, como bicos e freelas*;
- Emprestar seu cartão para terceiros;
- Pagar faturas de outras pessoas com frequência;
- Não manter comprovantes, como recibos, contratos e extratos;
- Misturar gastos pessoais e profissionais.
*Lembrando que você pode retificar a sua declaração do Imposto de Renda para corrigir erros que talvez você tenha apresentado na sua primeira declaração para o Fisco.




