Embrapii e Vale buscam promover uma mineração mais sustentável

14 de junho de 2019 às 0h02

img
Crédito: Ricardo Teles

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Vale se uniram para tornar os processos de produção e beneficiamento de minério de ferro mais eficientes e sustentáveis. No total, serão investidos R$ 3,2 milhões em quatro projetos de inovação para o setor de mineração. Os contratos foram firmados durante o 8º Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo, na terça-feira (11).

O minério de ferro é o segundo maior produto de exportação brasileiro, atrás apenas da soja. A mineração é responsável pela geração direta de mais de 180 mil empregos e mais de 2,2 milhões de postos indiretos.

“Tornar os processos da indústria extrativista mais sustentáveis está de acordo com uma tendência que se estabelece mundialmente, com menos impacto ambiental e maior competitividade para as empresas brasileiras”, afirma o diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira.

Os projetos vão gerar alternativas mais eficientes aos processos de beneficiamento do minério de ferro. As propostas pioneiras trarão redução no consumo de energia e água e também menor geração de rejeitos, sem perda de qualidade do material.

Um dos projetos propõe eliminar a etapa de moagem, responsável por grande consumo de recursos naturais por novos processos mecânicos. Outra proposta visa à redução do uso de energia térmica para formulação dos aglomerados (pelotas). O terceiro projeto prevê a injeção de gás, produzido com resíduos naturais (biomassa), como fonte de energia térmica e elétrica.

Há também a iniciativa para melhorar a performance dos pinos utilizados nos equipamentos de beneficiamento do minério, fazendo com que esses aparelhos tenham mais produtividade e eficiência.

“Esperamos contribuir por meio dessas iniciativas com a sustentabilidade e competitividade do setor da mineração brasileira, que tem importante peso na pauta de exportações nacional”, destaca o diretor do IPT, Unidade Embrapii, Ricardo Magnani. (Com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial)

Tags: ,
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail