COTAÇÃO DE 18/06/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,0680

VENDA: R$5,0690

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,0370

VENDA: R$5,2330

EURO

COMPRA: R$5,9716

VENDA: R$5,9733

OURO NY

U$1.764,31

OURO BM&F (g)

R$286,98 (g)

BOVESPA

+0,27

POUPANÇA

0,2446%

OFERECIMENTO

INFORMAÇÕES DO DOLAR

Negócios Negócios-destaque

Segmento da confeitaria detém 25% do setor de panificação

COMPARTILHE

O bolo é o 4º produto mais vendido nas padarias, perdendo apenas para o pão francês, os pães macios e o pão de queijo - Crédito: Paulo Cunha / Outra Visao Comunicacao

Além dos tradicionais pães, itens indispensáveis na lista de compras dos brasileiros, o consumo de tortas, bolos e outros produtos de confeitaria têm crescido entre os clientes das padarias em todo o País.

Somente os bolos correspondem a 7% dos 5,6 milhões de toneladas de produtos panificados comercializados por ano, isso significa cerca de 392 mil toneladas de bolo sendo produzidos nas padarias anualmente.

PUBLICIDADE

O resultado dessa fabricação movimentou R$ 15,28 bilhões em 2018, o que representa 16,5% dos R$ 92,63 bilhões faturados por todo o setor da panificação, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

O bolo é o 4º produto mais vendido nas padarias, perdendo apenas para o consagrado pão francês, os pães macios e o pão de queijo. O sucesso do setor também é validado pelo número de empregos que gera.

São 920 mil funcionários empregados diretamente, incluindo atendimento, escritório e área de produção na panificação. Desses, a confeitaria representa 19% dos cargos da produção, ou seja, estima-se 69.920 funcionários empregados em todo o País.

“É muito claro perceber essa tendência no setor de panificação. As padarias modernas se preocupam em oferecer diversidade para o cliente, que volta todos os dias. Geralmente, o consumidor vai em busca do pão, e leva também o bolo, o biscoito, o docinho e outros itens para enriquecer a refeição. São alimentos que entraram para a rotina do brasileiro, e contribuem para o crescimento das confeitarias nas padarias”, garante José Batista de Oliveira, presidente da Abip. “Hoje, os profissionais da área de confeitaria são parte crucial para a panificação como um todo”, conclui.

Em pesquisa divulgada em 2017, o Sebrae Nacional constatou que a maioria das confeitarias (83%) trabalha por encomendas; 54% realiza entregas por conta própria e as vendas a varejo são as principais, com produtos voltados para o consumidor final: 91% dos negócios estão direcionados a eles. Com relação às encomendas, 53% das confeitarias atendem para eventos e 38% para produtos do dia a dia. 43% dos produtos são bolos artísticos e 25%, doces.

O setor de panificação é o 2º maior em alimentos prontos do Brasil e o único presente em todos os municípios brasileiros. Quem responde pelo setor é a Abip, que também assina o levantamento dos dados relacionados à panificação no País. A Abip representa, através de suas entidades, 70 mil padarias brasileiras, sendo 95% delas micro e pequenas empresas familiares, o que contribui para a dinamização da economia do País e a geração de emprego e renda.

Criatividade no Estado – O Confeitar Minas, congresso de confeitaria pioneiro em Minas Gerais, será realizado na próxima semana, nos dias 5, 6 e 7 de novembro, na sede do Sebrae Minas (avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada), na região Oeste de Belo Horizonte.

Na quarta edição do evento, mais uma vez o público poderá conferir aulas com os melhores chefs confeiteiros e cake designers do Brasil com preços especiais, aulas gratuitas, palestras, estandes com vendas de produtos com preços especiais, degustações e muito mais. Além disso, a organização ampliou a área de exposição, dobrou o espaço de estandes em relação ao ano anterior e aumentou o período para um dia a mais de evento.

O Confeitar visa preparar o setor e atualizar profissionais com as tendências da área para épocas de grande volume de negócios como o Natal, aquecendo as vendas sazonais. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 66% dos empreendedores do setor de confeitarias e docerias indicaram que as festas de fim de ano são as que mais impulsionam as vendas deste negócio.

“Queremos propor o crescimento e a solidificação do trabalho de quem trabalha com confeitaria ou de quem deseja entrar para o setor. O que buscamos é incentivar e extrair o melhor de cada profissional e também despertar novos potenciais”, afirma a organizadora do evento, a confeiteira e administradora Danielle Neves, mais conhecida como Dani Formigueiro.

Esta edição trará temas que geram grandes oportunidades de negócios e tendências do setor para 2020, além de produtos clássicos em formatos de fácil conversão em vendas. Uma das presenças mais aguardadas é a da renomada cake designer e apresentadora dos programas BakeOff Brasil e Fábrica de Casamentos, Beca Milano, eleita a embaixadora da feira após uma participação de sucesso na edição de 2018.

Beca estará presente na abertura do Confeitar Minas 2019 onde apresentará a palestra “Empreendedorismo na Confeitaria”. “Quero compartilhar minha trajetória para que possa inspirar esses confeiteiros que estão ingressando na profissão. Essa palestra é um bate-papo onde divido minhas experiências positivas e negativas que serviram de aprendizado para alcançar meus objetivos”, afirma.

Para Beca, é um orgulho participar do evento e ver que a feira cresce a cada ano. “O Confeitar Minas mostra que a confeitaria está crescendo cada vez mais. Muita gente que antes tinha a confeitaria como uma geração de renda extra, hoje investe na capacitação profissional e vive exclusivamente da profissão. Temos um crescimento imenso de confeiteiros que estão empreendendo e se destacando no mercado. O nível dos profissionais no país é surpreendente”, atesta.

Perguntada sobre um conselho para que deseja empreender na área, Beca enumera a paciência, o planejamento, a disciplina, a dedicação e muito amor pela confeitaria. “Um dos principais conselhos que sempre falo em minhas palestras é sobre o planejamento para conseguir alcançar os objetivos”, diz. “Para quem já é empreendedor e deseja ampliar seus negócios, é preciso focar nos seus diferenciais pra se destacar no mercado e investir na fidelização do cliente”, acrescenta.

As expectativas em relação ao Confeitar Minas apontam para o crescimento. A organização espera receber cerca de 2 mil pessoas, de várias partes do País, durante os três dias. O evento deve movimentar R$ 200 mil em negócios, o dobro da edição anterior. (Da Redação)

Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!