Por Emelyn Vasques
Crédito: Pexels
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou o projeto que homenageia o município de Bom Repouso, no Sul de Minas, com o título de Capital Nacional do Morango pela produção expressiva da fruta bem como sua contribuição para a economia local e do país.
Crédito: Pixabay
O projeto segue agora para aprovação também na Câmara dos Deputados. Diante desse primeiro parecer favorável, o senador Antonio Anastasia afirmou, em nota divulgada à imprensa, que a produção não gera apenas riqueza para a região, mas impulsiona também a geração de empregos e renda para centenas de familiares.
Crédito: Pexels
De acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em março de 2018 o município contava com uma área de 500 hectares ocupados com o plantio de morango, em um total de 25 milhões de mudas. À época, estavam registrados 3 mil produtores.
Crédito: Pexels
Segundo o chefe do departamento de agricultura, indústria e comércio da Prefeitura Municipal de Bom Repouso, Artur Thalles José Brandão, os últimos dados colhidos no município mostram que existem cerca de 3.500 produtores de morangos em um universo de 5.000 produtores rurais na localidade.
Crédito: Pexels
Crédito: Pexels