Eventos transformam turismo em  vetor de desenvolvimento

Por Daniela Maciel

Crédito: Leo Lara/Universo Produção

Estima-se que 18% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial seja gerado pela cadeia produtiva da cultura. Para a tão sonhada retomada da economia, os eventos são peças fundamentais.

Crédito: Leo Lara/Universo Produção

No Campo das Vertentes, Tiradentes é uma cidade que vive dos eventos, mas nem sempre foi assim. Prestes a completar 25 anos no comando da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallak relembra as dificuldades de começar um evento em uma cidade que parecia “hostil” ao turista.

Crédito: Leo Lara/Universo Produção

Em Ouro Preto, só o Carnaval, que nos últimos anos foi patrocinado, fez um giro de R$ 25 milhões na última edição. O Festival de Inverno, que dura um mês, injetou cerca de R$ 35 milhões na economia e a Semana Santa, tradicionalmente, ocupa completamente a rede hoteleira da cidade.

Crédito: Adelmo Carlos Viana dos Santos

Para o presidente da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa – Arte e Cultura), Felipe Xavier, existe uma demanda reprimida por eventos capaz de contribuir muito para o fortalecimento da economia mineira, fazendo da economia criativa e da cultura, especificamente, uma das molas propulsoras mais potentes da retomada pós-pandemia.

Crédito: Gilberto Goulart

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Crédito: Rodrigo Câmara/Secult MG