Por Daniela Maciel
Crédito: Leo Lara/Universo Produção
Estima-se que 18% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial seja gerado pela cadeia produtiva da cultura. Para a tão sonhada retomada da economia, os eventos são peças fundamentais.
Crédito: Leo Lara/Universo Produção
No Campo das Vertentes, Tiradentes é uma cidade que vive dos eventos, mas nem sempre foi assim. Prestes a completar 25 anos no comando da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallak relembra as dificuldades de começar um evento em uma cidade que parecia “hostil” ao turista.
Crédito: Leo Lara/Universo Produção
Em Ouro Preto, só o Carnaval, que nos últimos anos foi patrocinado, fez um giro de R$ 25 milhões na última edição. O Festival de Inverno, que dura um mês, injetou cerca de R$ 35 milhões na economia e a Semana Santa, tradicionalmente, ocupa completamente a rede hoteleira da cidade.
Crédito: Adelmo Carlos Viana dos Santos
Para o presidente da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa – Arte e Cultura), Felipe Xavier, existe uma demanda reprimida por eventos capaz de contribuir muito para o fortalecimento da economia mineira, fazendo da economia criativa e da cultura, especificamente, uma das molas propulsoras mais potentes da retomada pós-pandemia.
Crédito: Gilberto Goulart
Crédito: Rodrigo Câmara/Secult MG