Por Mara Bianchetti
Crédito: Pixabay
A indenização pelo desastre causado pela Samarco, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, pode viabilizar importantes projetos e obras aguardados pelos mineiros por décadas. Um deles é reativação da Ferrovia Bahia-Minas, desativada em 1966, sob investimentos iniciais de ao menos R$ 3 bilhões.
Crédito: Divulgação
A demanda surgiu na Bahia, mas já chegou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi tema de audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras na última terça-feira (31).
Crédito: Divulgação
Um novo acordo judicial de indenização pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco está sendo negociado em âmbito federal junto às empresas controladoras Vale e BHP Billiton, e em vias de ser homologado. O valor pode chegar a R$ 100 bilhões.
Crédito: Freepik
Se for reativada com o investimento inicial do poder público e depois com aportes da iniciativa privada, o estudo indica o crescimento desse potencial para 1,5 milhão de toneladas úteis em 2035 e de mais de 2 milhões até 2055.
Crédito: Freepik