Cidades Geral

BH terá trombectomia mecânica pelo SUS para pacientes com AVC

Expectativa é realizar 30 trombectomias por mês com estrutura funcionando 24 horas

2 min de leitura
O procedimento é inédito na rede de saúde pública municipal de BH | Foto: Magnific

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte, passa a oferecer trombectomia mecânica pelo SUS a partir desta terça-feira (6), em serviço inédito na rede pública municipal para pacientes com Acidente Vascular Cerebral isquêmico. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é realizar cerca de 30 procedimentos por mês, com estrutura disponível 24 horas por dia.

✅ Siga o nosso canal no WhatsApp

Em 2025, aproximadamente 3,5 mil pessoas foram internadas em Belo Horizonte em decorrência de AVC, segundo o secretário municipal de saúde, Miguel Duarte.

O que é a trombectomia mecânica e como funciona

A trombectomia mecânica é indicada em casos de AVC isquêmico provocados pela obstrução de uma das principais artérias do cérebro por um coágulo. O procedimento consiste na introdução de um cateter nos vasos sanguíneos até o ponto da obstrução, permitindo a retirada do coágulo e o restabelecimento do fluxo sanguíneo na região afetada.

Até então, o tratamento disponível na rede pública de BH para o AVC isquêmico era a trombólise, feita com medicamentos que ajudam a dissolver o coágulo. Agora, com a oferta da trombectomia mecânica, ampliam-se as opções para pacientes com obstruções de maior extensão que podem não responder adequadamente à medicação.

Como funcionará o atendimento no Célio de Castro

O fluxo de atendimento seguirá o protocolo já existente. Os pacientes são encaminhados pelo Samu e passam por avaliação neurológica. 

Quando há indicação de trombectomia mecânica, o caso também é analisado por um neurorradiologista intervencionista, profissional responsável por avaliar a viabilidade do procedimento.

Conteudos relacionados

Carro na estrada, representando a possível redução do IPVA.

Geral

Redução do IPVA em Minas pode valer já em 2027

Mão segura celular com aplicativo de proibição das bets aberto na tela

Economia

Bets começam a sair do ar a partir desta terça (6) no Brasil; veja o que muda

Pessoa segurando pacote de dinheiro, representando a fraude em processos judiciais em BH.

Geral

Grupo é condenado por fraude em processos judiciais em BH