Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

10 faculdades de Medicina podem ser suspensas pelo MEC em 2026

Por Alan da Silva
04/03/2026
Em Geral
0
Foto ilustrativa: RDNE Stock project/Pexels

Foto ilustrativa: RDNE Stock project/Pexels

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma ampla investigação em 2026, focada em cursos de medicina no Brasil com fraco desempenho no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

A ação envolve dez instituições, sendo oito privadas e duas municipais, localizadas em São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Piauí. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Cursos de medicina em avaliação

Recomendado para você

  • adolescentesMenores de 15 anos serão proibidos de usar redes sociais neste país
  • flávio bolsonaroFlávio Bolsonaro revela se vai destruir o Bolsa Família caso seja eleito
  • lamine yamal neymarEnquanto Lamine Yamal comprou casa de R$ 60 milhões de Shakira, Neymar coloca sua mansão em leilão
  • tempestadeTempestade negra de julho está chegando com 48 horas de chuva, granizo e rajadas de vento que podem provocar calamidade

As instituições sob investigação não alcançaram notas superiores a 2 no Enamed. Essa pontuação é vista como um indicativo de deficiências significativas pelo Ministério da Educação (MEC).

O internato, que constitui os dois últimos anos do curso e é essencial para a prática hospitalar dos estudantes, está sob análise rigorosa. Problemas durante essa fase podem comprometer a preparação de novos médicos.

Os cursos na mira do MPF são:

  1. Centro Universitário de Adamantina (SP) – nota 1;
  2. Centro Universitário de Santa Fé do Sul (SP) – nota 2;
  3. Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (SP) – nota 2; 
  4. Universidade Nove de Julho (SP) – nota 2; 
  5. Centro Universitário Estácio do Pantanal (MT) – nota 1;
  6. Universidade de Cuiabá (MT) – nota 2; 
  7. Faculdade Metropolitana (RO) – nota 1; 
  8. Centro Universitário Aparício Carvalho (RO) – nota 2; 
  9. Afya Centro Universitário de Porto Velho (RO) – nota 2; 
  10. Afya Faculdade de Parnaíba (PI) – nota 2. 

Consequências potenciais

As notas baixas podem trazer severas sanções para os cursos. Tais medidas incluem a suspensão de novas vagas e restrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o que impacta diretamente tanto as instituições quanto os estudantes que dependem de financiamento para continuar seus estudos.

Apenas 13,6% dos cursos de medicina conseguiram a nota máxima de 5 no último Enamed. Aproximadamente 89 mil alunos participaram do exame, e um terço dos cursos recebeu notas 1 ou 2.

Essa distribuição levanta questões sobre a eficácia dos processos educacionais em áreas críticas. A divisão das notas é a seguinte:

  • Nota 1: 7,1% dos cursos
  • Nota 2: 23,6% dos cursos
  • Nota 3: 22,7% dos cursos
  • Nota 4: 33%
  • Nota 5: 13,6%

O avanço das investigações deve direcionar melhorias nas práticas educacionais das faculdades de medicina. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Trump

Rival de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA joga tudo no ventilador sobre alienígenas

Confira!

adolescentes

Menores de 15 anos serão proibidos de usar redes sociais neste país

21/07/2026
flávio bolsonaro

Flávio Bolsonaro revela se vai destruir o Bolsa Família caso seja eleito

21/07/2026
lamine yamal neymar

Enquanto Lamine Yamal comprou casa de R$ 60 milhões de Shakira, Neymar coloca sua mansão em leilão

21/07/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix