Desde o último domingo (15), clientes da Caixa Econômica Federal vem se queixando de falhas do Pix no aplicativo do Caixa Tem. O problema continuou na segunda (16), quando começaram os pagamentos do abono salarial do PIS e do Bolsa Família através do app.
Usuários relataram nas redes sociais que, ao fazer pagamentos via Pix, o aplicativo não conta com nenhum registro da operação nem comprovação que o Pix tenha sido efetivado. Porém, o valor é descontado do saldo mesmo sem a pessoa para quem o Pix foi pago receber o dinheiro. De acordo com a Folha de São Paulo, em alguns casos, mesmo com o valor tendo sido descontado há mais de 24 horas, os usuários continuaram com a transação Pix sem ser concluída.
O Downdetector, que monitora falhas em aplicativos, registrou um pico de 648 reclamações na tarde do domingo (15). Na segunda (16), o número ficou por volta de 222.
Confira alguns relatos de internautas nas redes sociais:
Alguns usuários contaram que chegaram a ir pessoalmente em agências do banco, mas que apenas foram orientados a esperarem até o fim do dia, até as instabilidades do app serem solucionadas. A Caixa também orientou os clientes a não tentarem fazer transações Pix até a situação do app ser normalizada.
A Caixa se pronunciou sobre os problemas envolvendo o Pix no app?
Procurado pela equipe da Folha, o banco informou que os seus aplicativos tiveram instabilidade, mas que os serviços já foram reestabelecidos e estão funcionando normalmente. A Caixa ainda prometeu que eventuais pendências serão regularizadas. A instituição não divulgou quantos clientes foram afetados pela falha no aplicativo.