Você chega na academia e sempre fica indeciso se faz o aeróbico ou a musculação primeiro? Que tal conseguir uma resposta de qual a melhor opção com a ciência? Continue lendo que a gente te conta.
Publicado no periódico Journal of Exercise Science and Fitness, um estudo colocou 45 jovens obesos em uma rotina de exercícios físicos e analisou os resultados ao longo de 12 semanas. Vale observar que todos os participantes eram homens, com idade média de 12 anos.
Esses 45 jovens foram divididos em três grupos de controle. Um não fez nenhuma mudança, mas os outros dois tiveram que adotar programas de treino idênticos. A única diferença era a ordem: um começava pelo aeróbico (30 minutos de bicicleta) e o outro pela musculação. Os dois grupos que ficaram ativos perderam gordura, melhoraram a resistência aeróbica e ganharam massa magra.
Aeróbico ou musculação primeiro?
O grupo que começou pela musculação teve uma queima maior de gordura corporal total e de gordura visceral (que fica armazenada entre os órgãos). Esse grupo também teve um aumento maior de passos diários. Quem começou pela musculação teve um aumento de 3,5 mil passos por dia, enquanto o grupo do aeróbico teve um de 1,6 mil.
Considerando esses resultados, parece mais eficiente começar pela musculação.
Mas a matéria do O Globo faz questão de destacar que esse estudo tem suas limitações, não apenas por ter um número limitado de participantes, mas por não ter variação de sexo e idade entre eles (esses dois fatores influenciam muito o metabolismo).