Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Inteligência artificial identifica o que 93% dos acidentes de trânsito têm em comum

Por Alan da Silva
18/07/2025
Em Geral
0
Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Um recente estudo realizado por pesquisadores das universidades Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) utiliza a inteligência artificial (IA) para identificar padrões que podem influenciar a ocorrência e gravidade de acidentes de trânsito. 

Os cientistas aplicaram técnicas de mineração de dados e inteligência artificial. Os dados analisados foram fornecidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e cobrem os períodos de 2004 a 2024.

Fatores associados aos acidentes

De acordo com a pesquisa conduzida com o apoio de inteligência artificial, diversos fatores foram identificados como determinantes para a ocorrência de acidentes de trânsito. A presença de perímetro urbano, por exemplo, esteve relacionada a um aumento de 90% no número de acidentes registrados.

Além disso, outras condições também apresentaram impacto significativo nas ocorrências, como a existência de segunda ou terceira faixa nas vias, associada a um crescimento de 65,8% nos casos, e a maior sinuosidade do terreno, que contribuiu com 62,2%.

A sinalização por linha tracejada em áreas destinadas à ultrapassagem esteve relacionada a 56,3% dos acidentes, enquanto a presença de acostamento teve influência em 53,9% dos registros. Já a iluminação insuficiente foi um fator presente em 48,2% dos casos analisados.

Dados sobre a gravidade dos acidentes

Em relação à gravidade dos acidentes, os dados indicaram correlações ainda mais expressivas com alguns desses elementos. A presença de perímetro urbano esteve associada a 93,5% dos acidentes graves.

A sinuosidade do terreno teve impacto em 66,8% dos casos de maior severidade, enquanto a baixa iluminação influenciou 62,1% dessas ocorrências. As áreas de ultrapassagem estiveram presentes em 59,7% dos acidentes com maior gravidade, e as vias com velocidades mais elevadas foram associadas a 44,5% desses eventos.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
globo

Agora na Globo: notícia que nenhum brasileiro queria ouvir

Confira!

cama de hospital

Homem que saiu do coma sem nenhuma memória descobre que viveu uma grande mentira

12/09/2025
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Amantes do frio podem comemorar: São Paulo ficará gelada neste final de semana

12/09/2025
Foto: Agência Brasil

Horário de Verão 2025: veja como será feito no Brasil

12/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix