Até março de 2026, mulheres que viajam sozinhas terão direito a 15% de desconto em hospedagens da categoria singleem mais de 1,5 mil hotéis no Brasil. A medida, anunciada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), busca estimular o turismo solo feminino e movimentar o setor hoteleiro em todas as épocas do ano.
O benefício é válido mediante reserva direta com os hotéis participantes, sem intermediação de agências ou sites não oficiais. Durante períodos de alta temporada, a concessão do desconto estará sujeita à disponibilidade dos estabelecimentos.
Como funciona
- Válido apenas para quartos single;
- Desconto aplicado diretamente na central de reservas do hotel;
- Necessária declaração no momento da reserva informando que a viagem será individual;
- Campanha inclui feriados e grandes eventos, conforme disponibilidade.
Objetivo e impacto
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a iniciativa fortalece a autonomia das viajantes e impulsiona o setor.
“Essas ações vão criar mais oportunidades para mulheres que atuam no turismo e incentivar aquelas que desejam viajar sozinhas a conhecer o Brasil com tarifas diferenciadas”, afirmou.
A prática de viajar sozinha cresce entre as brasileiras e é vista não apenas como lazer, mas também como experiência de liberdade e autoconfiança.
Incentivo ao empreendedorismo feminino
Além da campanha para viajantes, o Ministério do Turismo também implementou medidas de apoio às empreendedoras do setor por meio do Novo Fungetur. Mulheres que se tornaram mães recentemente poderão:
- Suspender pagamentos de financiamentos por até seis meses;
- Contar com carência estendida para novos empréstimos;
- Ter acesso facilitado a crédito, incluindo empresárias individuais, microempreendedoras e sócias de sociedades limitadas unipessoais abertas até seis meses após nascimento ou adoção.
No estado, 15 estabelecimentos já aderiram à iniciativa, entre eles o CDesign Hotel (Barra da Tijuca), o Ferradura Resort (Búzios) e o Hotel da Cachoeira (Penedo). A lista completa está disponível no site do Ministério do Turismo e no portal da ABIH Nacional.