Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Banco muito utilizado por aposentados acaba de ser proibido pelo Governo

Por Pedro Silvini
12/08/2025
Em Geral
0
banco

(Reprodução/IStock)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, nesta terça-feira (12), o contrato com o Banco Agibank S.A., responsável pelo pagamento de parte da folha de benefícios previdenciários. A decisão foi tomada após a constatação de práticas classificadas como “graves violações contratuais”, que estariam prejudicando o acesso de aposentados, pensionistas e beneficiários aos canais oficiais do órgão.

Entre as denúncias apuradas, o INSS apontou que o aplicativo do Agibank, ao ser instalado no celular do beneficiário, interceptava e redirecionava ligações feitas para a Central 135 — principal canal de atendimento da Previdência —, conduzindo o usuário para a central telefônica do próprio banco. A prática, segundo o órgão, impedia que segurados registrassem reclamações, solicitassem informações sobre benefícios ou pedissem ressarcimento de descontos indevidos.

Além disso, foram registradas recusas injustificadas a pedidos de portabilidade e casos de retenção de valores. Há relatos de beneficiários convocados a comparecer a agências do banco para tratar de supostos descontos ou “receber valores de volta”.

Casos em municípios e reação local

Em cidades como Santo Antônio de Jesus (BA), o episódio gerou forte repercussão. Moradores afirmam ter descoberto que seus pagamentos haviam sido transferidos para o Agibank sem autorização prévia. Denúncias encaminhadas a rádios locais e blogs relatam ainda empréstimos com juros considerados abusivos.

O INSS reforçou que nenhuma instituição financeira tem autorização para intermediar o contato entre segurados e o Instituto, devendo todos os atendimentos ser realizados diretamente pelos canais oficiais.

Benefícios seguem sendo pagos

Apesar da suspensão, o INSS garantiu que os pagamentos aos beneficiários que recebem pelo Agibank continuarão sendo feitos normalmente. Quem teve pedido de portabilidade negado deve acionar a Ouvidoria do INSS.

Até o fechamento deste texto, o Agibank não havia se manifestado publicamente sobre a decisão.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Clt tempo

Governo Federal vai liberar quase R$ 760 para trabalhadores CLTs nessa semana

Confira!

Cartórios do Brasil se rejeitam a validar esse nome para um recém-nascido

29/09/2025
virginia ana castela e zé felipe

Virginia está rindo sozinha dessa nova polêmica envolvendo Ana Castela e Zé Felipe

29/09/2025
divórcio

Nova modalidade de divórcio vira tendência em 2025 e promete menos conflitos

29/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix