Na última quarta-feira (17), cinco rótulos de cerveja brasileiros conquistaram medalha de ouro no European Beer Star, um dos concursos de cervejas mais populares do mundo, na Alemanha.
A marca brasileira Leopoldina se consagrou campeã e vice-campeã na categoria Italian Grape Ale, com o rótulo Rieling levando o ouro, e o Gewürztraminer ficando com a prata. A categoria premiou cervejas que levam uva na receita.
A Leopoldina também conquistou medalhas de ouro em outras categorias. A marca pegou o primeiro lugar em mais duas categorias: Session India Pale Ale e India Pale Ale. A India Pale Ale é um estilo de cerveja conhecido por sua alta fermentação e seu sabor intenso. Já a Session India Pale Ale é como se fosse sua versão mais suave.
A Craft Beer is Dead Weizenbock, da Bamberg, ficou com o ouro na categoria Ultra Strong Beer e a Beer Schwarzbier, da Brotas, venceu a modalidade Bohemian-Style Lager.
Por fim, o Brasil também saiu com uma prata no concurso, com a Terminus 2025, da Daoravida Brewpub, pegando o segundo lugar na modalidade Wood and Barrel-Aged Strong Beer.
Onde encontrar as melhores cervejas do Brasil?
A Leopoldina, maior medalhista brasileira do concurso deste ano, é em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e é mais conhecida pelo seu vinho do que pela cerveja – os fundadores da marca, a família Valduda, são donos de uma das vinícolas mais tradicionais do estado. A Bamberg é de Votorantim, no interior de São Paulo, estado onde também estão localizadas as cervejarias Daoravida Brewpub, em Campinas, e Brotas, (obviamente) em Brotas.