Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasileiros agora poderão pagar essa conta no cartão de crédito

Por Alan da Silva
21/09/2025
Em Geral
0
Imagem: freepik

Imagem: freepik

Os microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil agora têm uma nova opção para pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS): o cartão de crédito. Esta novidade, anunciada pela Receita Federal em setembro de 2025, promete transformar o gerenciamento financeiro de mais de 15 milhões de MEIs ativos.

A mudança está em vigor e é realizada através do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI) online. O objetivo é proporcionar praticidade e ampliar as alternativas de pagamento, facilitando a vida dos empreendedores.

Até recentemente, os MEIs dispunham apenas de boleto e PIX para quitar seus tributos. Com a introdução do cartão de crédito, eles ganham a possibilidade de flexibilizar o pagamento através do parcelamento, o que é particularmente vantajoso em períodos de baixa receita. 

Procedimento de pagamento atualizado

Para usufruir deste novo método, o processo é simples. O MEI deve acessar o Programa Gerador de DAS na plataforma oficial, fazer login com seu CNPJ e senha. Em seguida, deve selecionar e pagar as guias pendentes diretamente no sistema, optando pelo pagamento com cartão de crédito.

Após inserir os dados do cartão, a transação é finalizada. Isso não apenas diminui a burocracia tradicional, mas também garante que mais microempreendedores mantenham o status regular.

O uso do cartão para pagar tributos pode aliviar as finanças em situações de aperto. No entanto, os empreendedores devem estar cientes dos juros que podem ser aplicados pelas operadoras caso escolham o parcelamento.

Benefícios para MEIs

Pagar o DAS com cartão de crédito vai além da conveniência. Isso assegura benefícios previdenciários e regularidade negocial, essenciais para a saúde fiscal de microempreendedores. Implementando mais um método de pagamento, a Receita Federal visa diminuir a informalidade e aumentar a arrecadação.

Anteriormente, muitos MEIs não quitavam o DAS por falta de acesso a métodos de pagamento digitais. Agora, com a opção de cartão de crédito, espera-se que esse problema seja mitigado, incentivando um ambiente de negócios mais saudável.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Receita Federal

Veja a lista de CPFs que não passaram no Imposto de Renda e estão na malha fina

Confira!

Coco

A melhor cidade para vender água de coco no Brasil

21/09/2025
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Professores comemoram acréscimo de até R$ 2,1 mil no salário

21/09/2025
mala

Companhia aérea adverte: malas pretas podem te fazer perder a bagagem

21/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix