Usuários de múltiplas instituições financeiras relataram dificuldades para realizar transações via Pix nesta segunda-feira, 6 de outubro. De acordo com dados do DownDetector — plataforma que monitora serviços digitais com base em notificações de usuários —, os problemas afetam bancos como Caixa Econômica Federal, Itaú, Nubank, Bradesco e Banco Inter.
A origem da instabilidade ainda não foi identificada. No entanto, episódios semelhantes têm sido recorrentes em datas próximas ao quinto dia útil do mês, período em que há maior concentração de movimentações financeiras, como pagamentos de salários. Neste mês, o quinto dia útil coincide com esta segunda-feira.
Pix
Além das instituições citadas, o DownDetector também registra relatos de falhas em transações com Pix nos seguintes bancos e plataformas financeiras: C6 Bank, Santander, Sicredi, Cora, Banco Pan, Sicoob, PicPay, Banrisul e Banco de Brasília (BRB).
Procurado, o Banco Central informou que seus sistemas operam normalmente. A autoridade monetária afirmou ainda que não comenta questões relativas às instituições financeiras sob sua supervisão.
As falhas no sistema Pix geraram transtornos para milhares de clientes em um dos dias mais movimentados do calendário bancário. Embora o Banco Central tenha confirmado o funcionamento normal de seus sistemas, o problema segue concentrado nas instituições financeiras, sem previsão oficial de normalização.