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Novo trem vai percorrer 11 municípios no Brasil, ligando capital à cidades praianas

Por Pedro Silvini
11/10/2025
Em Geral
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trem

(Reprodução/Serra Verde Express)

O Governo de São Paulo avança em um dos projetos mais ambiciosos de mobilidade do estado: uma nova linha ferroviária que ligará Santos, na Baixada Santista, a Cajati, no Vale do Ribeira, passando por 11 municípios paulistas. O trajeto, de 223,6 quilômetros, deve ser concluído em cerca de três horas, conectando regiões turísticas e econômicas importantes do estado.

Batizado de trem Santos–Cajati, o projeto está sob responsabilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e integra o pacote estadual de trens intercidades (TIC), que prevê 11 ligações ferroviárias em São Paulo.

A nova ferrovia promete atender tanto ao transporte de passageiros quanto ao escoamento de cargas, conectando polos de turismo, indústria e agronegócio. A rota cruzará cidades como Santos, Itanhaém, Peruíbe, Miracatu, Registro e Cajati, oferecendo uma alternativa de mobilidade mais rápida e sustentável em comparação ao transporte rodoviário.

De acordo com a CPTM, o projeto tem potencial para reduzir o tempo de deslocamento, diminuir o fluxo de veículos nas estradas e aumentar a segurança viária. Além disso, o transporte sobre trilhos tende a ser mais econômico e ecológico, ajudando a reduzir as emissões de carbono e os custos logísticos.

“A proposta busca integrar o litoral e o Vale do Ribeira, fomentando o turismo, a logística e novas oportunidades de negócios para as regiões envolvidas”, informou a área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da CPTM.

Rede de trens intermunicipais terá 11 projetos em São Paulo

O trem Santos–Cajati é um dos 11 projetos de trens intercidades que o governo paulista pretende implantar. Desse total, quatro partem da capital — São Paulo–Campinas, São Paulo–Sorocaba, São Paulo–São José dos Campos e São Paulo–Santos — e sete conectam outras regiões do estado.

Veja os projetos previstos:

  • São Paulo–Campinas (Eixo Norte)
  • São Paulo–Sorocaba (Eixo Oeste)
  • São Paulo–Santos (Eixo Sul)
  • São Paulo–São José dos Campos (Eixo Leste)
  • Marília–Sorocaba
  • Sorocaba–Campinas
  • Campinas–Ribeirão Preto
  • Ribeirão Preto–Franca
  • Santos–Cajati
  • Campinas–Araraquara
  • São José dos Campos–Taubaté

O eixo São Paulo–Campinas é o mais avançado: o Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, formado pela chinesa CRRC e pela brasileira Comporte, venceu o leilão em fevereiro e já assinou contrato com o Estado.

Projetos ainda em estudo e próximos passos

Os eixos São Paulo–Sorocaba, São Paulo–Santos e São Paulo–São José dos Campos estão em fase de estudo técnico, segunda etapa do processo de implantação, que inclui análises de base e audiências públicas.

O projeto São Paulo–Sorocaba, por exemplo, já passou por consulta pública e deve ter edital publicado até o fim de 2025. Após essa etapa, haverá licitação e assinatura do contrato de concessão.

Outros sete projetos, como Marília–Sorocaba e Campinas–Ribeirão Preto, ainda estão na fase de qualificação no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que autoriza a participação do setor privado.

Malha ferroviária existente será reaproveitada

Segundo o governo estadual, boa parte dos novos projetos utilizará trechos ferroviários já existentes, hoje ociosos ou subutilizados. A estratégia deve reduzir custos e acelerar as obras, além de otimizar o uso da infraestrutura já instalada no estado.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) afirmou que o plano de trens intercidades visa reconectar regiões com grande fluxo de deslocamento diário e estimular o desenvolvimento econômico regional.

Mobilidade e turismo integrados

Além de facilitar o acesso às praias, o trem Santos–Cajati deve impulsionar o turismo e o comércio local, principalmente em municípios do Vale do Ribeira, que há décadas buscam maior integração com o restante do estado.

A previsão é que o trajeto funcione como uma ponte entre o litoral e o interior, aproximando áreas de vocação turística, industrial e agrícola.

Se implantado conforme o cronograma, o projeto representará um avanço histórico no transporte ferroviário paulista, oferecendo uma alternativa moderna, rápida e sustentável para quem se desloca entre o litoral e o interior.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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