Todo mundo já viu pelo menos uma lagartixa passando pelo teto de casa e talvez você até tenha gostado da presença do bichinho, que se alimenta de pragas como baratas, aranhas e traças, de certa forma até contribuindo para a limpeza do seu lar. Mas e se esses animais começam a aparecer sem parar na sua casa? O aparecimento frequente de lagartixas em casa pode sim ser motivo de preocupação.
Se as lagartixas estão aparecendo toda hora na sua casa, o motivo provavelmente é que elas encontraram uma verdadeira lanchonete por lá. Ou seja: seu lar provavelmente está infestado de insetos que servem de alimento para esses répteis, como baratas e aranhas, portanto, a nossa recomendação é fazer uma limpeza pesada e, em casos mais graves, pode até ser necessária uma detetização.
É perigoso ter lagartixas em casa?
Infelizmente, a resposta é sim. Apesar de muito comuns, esses répteis são portadores da bactéria da salmonella e suas fezes podem causar uma série de problemas gastrointestinais tanto para humanos quanto para animais domésticos como cães e gatos – que muitas vezes insistem em “caçar” as lagartixas.
Se você tem gato em casa, é melhor ter ainda mais atenção. As lagartixas podem ser portadoras do parasita Platynosomum fastosum e, se forem ingeridos pelos gatos, podem transmitir uma doença silenciosa chamada platinosomose.
Como evitar lagartixas em casa?
O site Minha Vida oferece as seguintes dicas:
- Mantenha a casa bem limpa;
- Verifique se há vedação em frestas, rachaduras, janelas e portas;
- Não acumule lixo. Troque sempre que possível;
- Evite deixar o ambiente muito iluminado à noite;
- Dedetize a casa.




