Atire a primeira pedra quem nunca ficou morrendo de sono depois de almoço, tendo até dificuldade para se concentrar nas suas atividades, como trabalho ou estudos. Quem não adora tirar aquela sonequinha depois do almoço de domingo? Esse sono pós-almoço pode afetar pessoas de todas as idades e tem uma explicação!
Por que você sente sono depois do almoço?
Elmer Huerta, especialista em oncologia e saúde pública, explicou ao El Tiempo que esse fenômeno fisiológico é chamado “maré alcalina”, e acontece após as refeições, provocando sensação de peso, cansaço e, claro, sonolência.
Huerta explica que essa maré alcalina acontece porque, no processo de digestão, o seu estômago libera uma grande quantidade de ácido, para conseguir digerir os alimentos, o que altera a composição do seu sangue, causando aquele sono danado.
E o que você come também pode afetar essa sensação de sonolência. Alimentos ricos em carboidratos e açúcar aumentam um aminoácido chamado triptofano, que seu corpo converte em serotonina e melatonina, hormônio natural que relaxa e regula o ciclo do sono. Além disso, a alta presença de substâncias como a tiramina deixa as pessoas mais propensas á sonolência.
Como evitar o sono pós-almoço?
De acordo com um estudo publicado na The Lancet e BioMedicine, alimentos como salmão, nozes, frutas secas e sementes de linhaça ajudam a diminuir o efeito da maré alcalina. Outra dica é evitar refeições pesadas e gordurosas e bebidas açucaradas como açúcar, já que elas causam um pico de energia que cai abruptamente.
“Para melhorar a circulação sanguínea e a digestão, é importante beber bastante água ao longo do dia para manter o corpo hidratado e evitar a sonolência”, completa o El Tiempo.




