Em meio às ameaças especulações sobre uma continuação de Avenida Brasil (2011-2012), a Globo anunciou uma reprise da novela que entrou logo depois do fenômeno “Carminha”. Pela primeira vez, a Vênus platinada vai reprisar a trama Salve Jorge (2012-2013). A reprise será no Globoplay Novelas, o antigo Viva, e começa a ir ao ar a partir do dia 8 de dezembro, sucedendo Celebridade.
A novela será exibida de segunda a sábado, às 23h30, com reapresentação às 12h50 e maratona aos domingos, a partir de 15h25.
Refrescando a sua memória, Salve Jorge conta a história de Morena (Nanda Costa), mãe solo e moradora do Complexo do Alemão. Com a vontade de dar uma vida melhor para o filho, Morena acaba aceitando uma proposta de trabalho na Turquia. O que ela não tem a menor ideia é que está caindo no esquema de uma rede criminosa de tráfico internacional de pessoas.
Escrita por Gloria Perez, Salve Jorge foi a última novela de um “ciclo” da autora em que ela ambientava parte das suas tramas em outros países, como O Clone (2001) – Marrocos e Caminho das Índias (2009) – Índia.
Escolha da Globo de reprisar Salve Jorge é curiosa…
Por dois motivos: o primeiro é que Salve Jorge foi considerada um fracasso de audiência na época, ainda mais saindo do fenômeno que foi Avenida Brasil. Inclusive, muitas pessoas acreditam que foi por isso que a autora decidiu parar de fazer suas novelas “internacionais”. Apesar disso, Salve Jorge ganhou um certo status de “clássico cult” entre os noveleiros, principalmente na internet, que, inclusive, vinham pedindo muito que ela fosse reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. O segundo motivo é que a autora Gloria Perez saiu da emissora em abril em termos complicados depois da Globo cancelar uma sinopse sua, então a decisão de colocar uma novela dela em destaque (ainda que seja em reprise) é curiosa.




