O Ozempic, o Mounjaro e outras canetas emagrecedoras são a tendência do momento quando o assunto é perda de peso, mas também ainda estamos apenas começando a entender as consequências que esses medicamentos podem trazer para a sua saúde. Uma descoberta curiosa recente é que o uso das canetas emagrecedoras pode diminuir a durabilidade do seu Botox.
Um estudo publicado no portal norte-americano PubMed aponta que essa redução pode ser de cerca de quatro semanas. O efeito médio do Botox para aplicações faciais teria encurtado de 20 para 16 semanas com o uso do Ozempic e suas variantes. Isso poderia inclusive ser um dos motivos de muitas pessoas que usam a medicação ficarem com a aparência “envelhecida”.
Como o Ozempic pode diminuir a duração do Botox
Os pesquisadores sugerem que a perda rápida de massa magra e as mudanças metabólicas que o uso desses medicamentos causa podem interferir na atuação da toxina botulínica tipo A. Mas vale destacar que esse estudo específico é baseado em simulações e que ainda são necessários mais estudos na área para comprovar esses resultados.
A indicação dos cientistas é que, se você estiver usando uma caneta emagrecedora e quiser aplicar o Botox, informe isso ao dermatologista que vai fazer o procedimento. Com isso, o profissional deve ajustar a dose e técnica de aplicação para oferecer um resultado mais duradouro do procedimento.
O Ozempic e outras canetas emagrecedoras, como o Mounjaro, atuam no organismo como agonistas do receptor GLP-1, hormônio que ajuda a controlar a saciedade, reduz a produção de glicose e estimula a de insulina.




