A mineradora Vale anunciou a estreia de um novo trem de passageiros que viaja do Espírito Santo a Minas Gerais, percorrendo 660 km e passando por 42 municípios. O trem conta com ar-condicionado, serviço, um carro que funciona como lanchonete, um como restaurante, além de um carro exclusivo para cadeirantes.
Todos os dias, o trem sai de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, às 7h. Por volta das 20h30, ele chega a Belo Horizonte, Minas Gerais. Também existe um trem que faz o caminho oposto, saindo da capital mineira às 7h e chegando em Cariacica por volta das 20h30.
Quanto é a passagem do trem da Vale?
Obviamente, o preço depende dos municípios em que você vai embarcar e desembarcar. O trajeto completo, saindo da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, e chegando na capital mineira custa R$ 74 no Vagão Econômico. No Vagão Executivo, a passagem sai por R$ 105.
Crianças de até cinco anos não precisam pagar passagem, mas eles precisam viajar no colo dos pais ou responsáveis. E, apesar do bilhete ser gratuito, ele precisa ser retirado na bilheteria. Lembrando que é uma criança de colo por adulto pagante.
Você pode comprar sua passagem nas bilheterias nas estações ou através do site oficial da Vale com até 30 dias de antecedência. Sobre cancelamento de passagens, você pode cancelar a sua viagem em até seis horas antes da partida, com uma multa de 5%. “A multa é de 20% do valor da passagem e é cobrada a partir de três horas antes da partida do trem”, explica o site oficial da Vale.
Confira todos os municípios pelos quais o trem passa:
Espírito Santo
- Cariacica (Pedro Nolasco e Flexal);
- Fundão;
- Aricanga;
- João Neiva (Piraqueaçu);
- Colatina;
- Itapina;
- Mascarenhas;
- Baixo Guandu.
Minas Gerais
- Aimorés;
- Resplendor;
- Krenak;
- Conselheiro Pena;
- Barra do Cuieté;
- São Tomé do Rio Doce;
- Tumiritinga;
- Governador Valadares;
- Pedra Corrida;
- Periquito;
- Cachoeira Escura (Frederico Sellow);
- Ipaba;
- Ipatinga (Intendente Câmara);
- Timóteo (Mário Carvalho);
- Antônio Dias;
- Nova Era (Des. Drumond);
- Itabira;
- João Monlevade;
- Rio Piracicaba;
- Barão de Cocais (Dois Irmãos);
- Belo Horizonte.