Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Essa dieta tendência na web pode prejudicar sua saúde a longo prazo

Por Carolina Carvalho
28/12/2025
Em Geral
0
dieta cetogênica

Imagem de freepik

Você já ouviu falar na dieta cetogênica? Com uma proposta de alimentação baixa em carboidratos e rica em gorduras boas, essa dieta surgiu como um tratamento para epilepsia e acabou se tornando uma opção popular entre pessoas que querem emagrecer. Mas essa dieta pode ser perigosa para o seu organismo a longo prazo.

Recentemente foi publicado um estudo da Universidade de Utah Health, nos Estados Unidos, na Science Advances, que levantou preocupações sobre os efeitos da dieta no organismo quando ela é adotada por longos períodos. 

Antes de tudo, vamos explicar quais os efeitos dessa dieta cetogênica para o seu corpo. A ideia, como explica O Globo, é colocar o corpo em um estado chamado cetose, em que o fígado produz moléculas chamadas corpos cetônicos, que servem como combustível para o cérebro. Para quem quer perder peso, esse processo imita o que acontece com o seu corpo em períodos de inanição, quando o seu corpo precisa queimar gordura para conseguir energia.

Como a dieta cetogênica pode prejudicar seu organismo

Utilizando camundongos, os pesquisadores de Utah descobriram que a adesão prolonga à dieta cetogênica pode atrapalhar a sua função metabólica, alterando a forma como o seu corpo processa gorduras e açúcares de maneiras possivelmente prejudiciais.

Depois de nove meses de camundongos adotando a dieta cetogênica, os cientistas perceberam que eles mantiveram um peso mais baixo em comparação aos camundongos que ficaram com outras dietas. Porém, esses camundongos também desenvolveram graves complicações metabólicas.

“Uma coisa muito clara é que, se você tem uma dieta muito rica em gordura, os lipídios precisam ir para algum lugar, e eles geralmente acabam no sangue e no fígado”, explica a autora sênior do estudo, Amandine Chaix, professora assistente de Nutrição e Fisiologia Integrativa na Universidade de Utah Health.

Um ponto interessante é que os camundongos machos desenvolveram esteatose hepática grave e tiveram uma função hepática pior, enquanto as fêmeas não tiveram muito acúmulo de gordura no fígado. 

Outra descoberta do estudo é que a dieta cetogênica pode prejudicar a produção de insulina a longo prazo. Depois de dois a três nessa dieta, os camundongos tinham níveis bem baixos de glicose e insulina, mas, quando eles recebiam algum carboidrato, a glicose no sangue subiu muito e ficou alta por muito tempo.

De acordo com os pesquisadores, os camundongos não estavam conseguindo regular a glicose porque as células do pâncreas não estavam produzindo insulina o bastante. As células pancreáticas mostraram sinais de estresse, provavelmente por causa dos altos níveis de gordura ao redor.

OZEMPIC

Efeito sanfona: a maioria dos usuários de Ozempic recupera o peso depois

Estudo com mais de 1,2 milhão de adultos revelou que mais de metade dos usuários de Ozempic e outros remédios …
Leia mais
X

Efeito sanfona: a maioria dos usuários de Ozempic recupera o peso depois

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Imagem ilustrativa: freepik

Estudo coreano revela que as pessoas mais otimistas nascem nesta estação do ano

Confira!

Cidade

Cidade brasileira inspirada na Itália tem 13 mil habitantes e é considerada uma das mais bonitas do mundo

28/12/2025
Cemitério

O cemitério dos famosos no Brasil: Santos Dumont, Cazuza e 9 ex-presidentes da República estão enterrados lá

28/12/2025
gasolina

Preço do diesel despenca quase 30% e brasileiros são pegos de surpresa

28/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix