Se você já é aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) há mais tempo, você provavelmente já teve que comparecer a uma agência para fazer a sua Prova de Vida. Então talvez você nem tenha estranhado quando recebeu uma ligação recentemente para fazer esse procedimento outra vez… mas cuidado: é golpe. O INSS publicou uma mensagem alertando seus pensionistas sobre esse novo golpe.
De acordo com o instituto, na ligação, o criminoso afirma que o idoso precisa realizar a Prova de Vida online, falando todos os dados pessoais da vítima e, por fim, enviando uma mensagem por WhatsApp pedindo uma foto do documento para finalizar o processo. Se você receber uma ligação do tipo, o INSS alerta para que você desligue o telefone e não forneça nenhuma informação. O INSS não entra em contato por telefone para o procedimento de prova de vida.
Prova de Vida do INSS
Nos últimos anos, o procedimento foi modernizado e o aposentado nem precisa mais ir ao banco ou à uma agência do INSS parece realizar a Prova de Vida. Aliás, muitos beneficiários nem precisam fazer nada: o próprio instituto realiza o procedimento de forma automática, cruzando dados de bases governamentais. Nos casos em que a prova não pode ser feita de forma automática, ele pode ser feito da seguinte forma:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for pedido;
- Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, diretamente pelo aplicativo ou site do banco;
- Se preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.




