Ame ou odeie, parece que as ferramentas de Inteligência Artificial estão aí para ficar. Agora é se adaptar… ou se afogar. Muitos trabalhadores se preocupam em serem substituídos pela IA, mas aprender a usá-las a seu favor é o melhor que você pode fazer. Só que ainda existe uma carência de formações específicas para essa área, principalmente quando falamos no nível de graduação. Mas existem sim cursos para quem quer aprender mais sobre essa tecnologia.
Escola da IA
Um exemplo de projeto recente é a Escola da IA, que tem a proposta de ensinar a usar a tecnologia da Inteligência Artificial na prática, do zero ao avançado. Segundo o site DOL, os idealizadores do projeto destacam que não é um curso de curiosidade, é “formação para resultado”.
O curso ensina métodos como usar a IA como ferramenta de criação, venda, viralização e monetização, ensinando desde geração de imagens e vídeos até técnicas de criação de personagens, narrativas e materiais pensados para se destacaram nas redes sociais. De acordo com o DOL, o foco está em ferramentas acessíveis e aplicáveis na rotina de quem quer trabalhar com internet ou melhorar seus resultados.
“A ideia é que não basta apenas saber usar IA, mas é preciso aprender a editar, criar narrativa, ajustar publicações, configurar plataformas, trabalhar com SEO e pensar em capa, título e formatos ideais para cada rede social”, explica o DOL.
“Você vai dominar as principais Inteligências Artificiais do mercado — como Sora 2, VEO3, Hailuo, Grok, KlingAI, Midjourney, ChatGPT, Gemini, Ideogram, Heygen, DreamFace, ElevenLabs e muitas outras — para criar vídeos, imagens, vozes, roteiros e personagens profissionais (inclusive famosos)”, promete a divulgação oficial.
Confira o site oficial e saiba mais sobre a proposta.



