Existem diversos empregos que não exigem Ensino Médio completo, mas, normalmente, são vagas com remuneração menor e com carga horária maior. Uma matéria de 2023 divulgada pelo O Estado de São Paul afirmava que o salário médio de quem concluiu o Ensino Fundamental naquele ano era de R$1.426, subindo para R$ 1.694 entre quem concluiu o Ensino Médio.
- Profissional de mecânica;
- Vigia;
- Auxiliar de construção;
- Profissional de costura;
- Auxiliar de produção;
- Motorista de caminhão;
- Camareiro/a;
- Recepcionista;
- Garçom/garçonete;
- Manicure/pedicure;
- Maquiador/a;
- Operador de máquinas;
- Profissional de montagem;
- Profissional de entregas;
- Cuidado de idosos;
- Vigilante;
- Segurança pessoal;
- Profissional de jardinagem;
- Atendente de balcão;
- Carregador de mercadorias.
Tem vontade de terminar o Ensino Médio? Conheça o EJA
O Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que permite que adultos e jovens concluem os anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) e o ensino médio.
“Os cursos para o ensino fundamental são oferecidos para que tem a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o ensino médio precisam ter, no mínimo, 18 anos”, explica o site do Governo do Estadão de São Paulo. “Cada módulo dura 6 meses e são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. As aulas são de segunda à sexta-feira, com quatro horas diárias.”
O EJA também está disponível no sistema prisional. O estado de São Paulo, por exemplo, oferece o Programa de Educação nas Prisões (PEP). “No PEP são oferecidas aulas de todo o ensino fundamental (1º ao 9º ano) e Médio (1ª à 3ª série) na modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e os estudantes têm direito à remissão de pena por estudo.”