Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bancos anunciam cancelamento de chaves PIX de usuários

Por Gabriela Giordani
07/03/2025
Em Geral
0

Em parceria com a Receita Federal, o Banco Central (BC) anunciou uma alteração no uso de chaves Pix, como forma de regulamentar a modalidade financeira para aprimorar os mecanismos de segurança da ferramenta de pagamentos instantâneos. Para isso, o BC vai analisar os CPFs que estiveram com a situação suspeitas, como suspensa, cancelada, titular falecido e nula. Os CNPJs também terão atualizações como suspenso, inapto, baixado e nulo. 

Essas informações estarão vinculadas com a Receita Federal e, em caso de irregularidades, as chaves PIx serão excluídas pelos bancos que aderiram ao sistema de pagamento. De acordo com o BC, existem cerca de 173 milhões de usuários cadastrados (sendo 15,6 milhões de empresas e 157,8 milhões de pessoas físicas) no Pix no país. Dessas, oito milhões estão com algum tipo de irregularidade na base de dados da RF será suspensa. 

ALERTA

Greve dos caminhoneiros 2025: saiba se vai ter paralisação

Já tem rumores de uma paralisação da categoria. Saiba se pode acontecer
Confira!
X

Greve dos caminhoneiros 2025: saiba se vai ter paralisação

Confira!

Como saber se o CPF ou o CNPJ está irregular?

O intuito é evitar que haja fraudes através do Pix, mas algumas pessoas podem ter irregularidades em seus dados e talvez nem saibam. Por isso, é importante consultar nos portais oficiais como está o status do seu CPF. Em caso de pendências, a situação cadastral constará como regular.

No caso do CNPJ, a consulta é feita pelo site do Gov e, se a situação estiver regular e não tiver qualquer tipo de pendência, o cadastro estará ativo. Vale ressaltar que, segundo o Banco Central, as irregularidades não estão relacionadas a pagamentos de impostos,  mas apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal.

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post

Com quantas contas de energia atrasada podem cortar o fornecimento de luz?

Confira!

aranha teia

A maior teia de aranha do planeta esconde um exército com mais de 100 mil aracnídeos

09/11/2025
brasil

Capital brasileira será reformada e vai ganhar cara de cidade europeia

09/11/2025
Mala avião

As 3 cores de mala que você nunca deveria escolher para viajar, segundo especialistas

09/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix