Muitas pessoas até querem usar o Ozempic (ou outras canetas emagrecedoras, como o Mounjaro), mas ficam desanimadas em ter que ficar levando agulhada toda semana. Para quem se incomoda com a forma de uso desses medicamentos, boa notícia: uma farmacêutica chinesa está desenvolvendo um “Ozempic versão spray”.
Atualmente em fase experimental, a Shanghai Shiling Pharmaceutical está desenvolvendo um spray voltado para o controle de peso com a semaglutida, o mesmo princípio ativo do Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk. De acordo com o jornal GLOBO, os ensaios clínicos globais do spray estão previstos para terminar até 2028.
Em comunicado para a agência Reuters, a empresa chinesa afirmou que, além de ser mais adequado para o uso prolongado, esse “spray emagrecedor” também teria um custo bem menor. O medicamento seria um spray nasal.
A Shiling está disputando espaço com empresas como a dinamarquesa Novo Nordisk, a estadunidense Eli Lilly (dona do Mounjaro) e a chinesa Innovent Biologics no mercado chinês. Lembrando que o país asiático é o segundo maior mercado farmacêutico do mundo, com seus mais de um bilhão de habitantes.
Em 2024, outra empresa chinesa, a Hangzhou Jiuyuan Gene Engineering, criou o primeiro biossimilar do Ozempic. A patente do Ozempic cai este ano na China.
Patente do Ozempic ainda não caiu em outros mercados
Apesar da empresa chinesa já estar criando um novo medicamento com a semaglutida, vale observar que a patente do princípio ativo do Ozempic, que pertence à Novo Nordisk, ainda não caiu em outros mercados. Um porta-voz da farmacêutica dinamarquesa até enviou uma nota à Reuters destacando que as patentes da semaglutida continuam em vigor até 2031/2023 na União Europeia e nos Estados Unidos.




